sábado, 19 de setembro de 2009

O QUE É O KUNG FU


O Kungfu é um conjunto de exercícios disciplinares que visam o desenvolvimento do corpo, da mente e do espírito. No campo da moral, estimula o aprimoramento do caráter, através da prática das virtudes.

Fisicamente atua como medicina preventiva, pois fortalece o corpo, revigorando os órgãos internos e estimulando a circulação. Além de proporcionar ao corpo, saúde, flexibilidade e resistência, oferece ao praticante um meio para se tornar uma pessoa calma, compreensiva e sobretudo autoconfiante.

O Kungfu é uma arte milenar que surgiu por volta do século XXVII a.C. no norte da China, e de lá posteriormente espalhou-se por quase todo o extremo-oriente, originando ou influenciando o aparecimento de outras artes marciais, na Coréia, Japão e Vietnã.

No Brasil a arte foi introduzida após a Segunda Guerra Mundial, mas somente a partir de 1960 é que passou a ser praticada pelo público. O responsável por essa divulgação foi o Mestre chinês Chan Kwok Wai, atualmente residente em São Paulo, e, presidente da Academia Sino-BrasileirA de Kungfu e representante do estilo Shaolin do Norte no Brasil e em toda a América Latina.

Em nosso estado o Kungfu foi introduzido em 1978, mas somente em 1993 foi criada a Federação Cearense de Kungfu, com estatuto publicado no D.O.E. em 10/02/1993 e registrado na 3ª RPJ do cartório Melo Júnior, em Fortaleza, no dia 30/04/1993. Seu funcionamento foi autorizado pelo Conselho Nacional de Desportos no dia 02/08/1993 e é reconhecida pela Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW) Atualmente a mesma designa-se Federação Cearense de Kungfu Wushu (FCKW) e conta com 17 associações filiadas.

Kung Fu, é uma expressão antiga que genericamente no dialeto cantonês, significava "tempo e esforço desprendido numa atividade" ou " grau de perfeição alcançado em qualquer área de atuação" ou ainda "conhecimento profundo de um assunto".


Na década de 70 essa expressão cantonesa, utilizada para chamar as artes marciais chinesas ficou mundialmente conhecida através dos filmes de artes marciais. Entretanto a expressão gramaticalmente correta para designar arte marcial é WUSHU, originária do mandarim (vale lembrar que após 1945, Mao Tsé Tung designou o mandarim como língua oficial chinesa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário